Segurança nos procedimentos de Medicina Nuclear

O termo Medicina Nuclear pode, muitas vezes, assustar aqueles que não conhecem a especialidade a fundo. Entretanto, não há motivos para temer esse tipo de procedimento, visto que são extremamente seguros. A medicina nuclear utiliza tecnologia e substâncias radioativas em pequenas doses que permitem a visualização de órgãos e tecidos do corpo humano por meio das imagens.

Suas principais finalidades são os diagnósticos bem direcionados e tratamentos eficazes para várias patologias. A dosagem das substâncias radioativas administradas em cada paciente é baixa e segura, podendo ser utilizadas concomitantemente com outros tipos de medicamentos de uso diário do paciente, e são eliminadas em algumas poucas horas pelo organismo.
Cuidados com os pacientes e profissionais da medicina nuclear

Os métodos utilizados na medicina nuclear são indolores e seguros, e seguem um padrão rigoroso para proteção dos pacientes submetidos aos procedimentos, bem como para os profissionais que os realizam. Os materiais radioativos, os pacientes, profissionais e locais, por onde a radiação passou, são mantidos em ambientes isolados e controlados, mesmo que a quantidade seja mínima.

Os profissionais que participam dos procedimentos seguem rigorosos controles, como a utilização e descarte de luvas, coletes e biombos protetores de chumbo, além de precisarem se limitar a uma parede de blindagem para que a exposição à radiação seja curta.

Estes profissionais passam por constantes treinamentos e reciclagem das condutas de segurança para a manipulação de medicamentos radiofármacos ou até mesmo resíduos radioativos. Já para os pacientes, as doses habitualmente usadas nos exames de rotina são baixas e seguras, com reações adversas muito raras, não havendo riscos para a saúde.

A medicina nuclear é segura, necessária e fundamental em algumas situações médicas. Consulte sempre seu médico e busque informações de fontes seguras. Se tiver alguma dúvida sobre qualquer procedimento, acesse o nosso site e acompanhe o Grupo MND pelas redes sociais, lá explicamos diversos procedimentos, além de tirar suas dúvidas sobre os principais materiais radioativos.
Leia mais
Whatsapp