A contribuição da medicina nuclear no diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama

Neste mês dedicado à conscientização do câncer de mama, convidamos você a conhecer como a Medicina Nuclear pode auxiliar o acompanhamento da doença e no cuidado as pacientes. 
A Medicina Nuclear atua como apoio ao trabalho dos oncologistas, oferecendo exames que ajudam no diagnóstico, no estadiamento e no controle evolutivo. 

Exames realizados nas unidades MND Campinas e Piracicaba: 

💠 PET/CT com FDG – avalia a atividade metabólica das lesões neoplásicas locorregionais e à distância, no estadiamento e controle evolutivo da doença. 
💠 PET/CT com FES – identifica lesões com a presença de receptores hormonais (estrógeno) para melhor definição de conduta terapêutica. 
💠 Cintilografia Óssea – detecta metástases ósseas.  
💠 Pesquisa de linfonodo Sentinela (com cirurgia radioguiada) – auxilia o cirurgião a localizar o linfonodo sentinela (primeiro linfonodo a receber a drenagem de um tumor) para avaliação de acometimento neoplásico, evitando cirurgias mais extensas.  
Cada exame é solicitado pelo médico responsável pelo tratamento, conforme a indicação clínica, e contribui para decisões mais seguras e personalizadas. 

Neste Outubro Rosa, reforçamos a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado. 

A Medicina Nuclear é parte do cuidado, colaborando com o oncologista no acompanhamento de cada paciente. 
Grupo MND – Medicina Nuclear integrada ao cuidado oncológico. 

 
 
Veja mais notícias
Whatsapp